Seguidores

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CADÊ AS BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES?


Você já jogou beti ou salva bandeira? Brincou de pique-pega, corrida ou queimada? Conhece paris-bola? Pois é, eles são chamados de jogos e brincadeiras populares. Esses e alguns outros fazem parte da nossa cultura, ou seja, fazem parte da história da humanidade.
Os jogos e brincadeiras populares são passados de geração para geração por meio do contato entre as pessoas que ensinam umas para as outras e, desse modo, a cultura popular vai sendo transmitida através do tempo. Eles têm função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver a convivência social, pois por meio deles é possível fazer amigos e conhecer novas pessoas.

Infelizmente os jogos e brincadeiras como: corrida, queimada, pique-pega, beti, salva bandeira, golzinho, salva-latinha, jogar pião, soltar pipa, entre outros, estão ficando somente na lembrança de poucos que os conhecem e, cada vez menos, fazem parte do dia-a-dia de meninos e meninas.


Mudanças no dia-a-dia das pessoas sempre ocorreram, porém, hoje, essas mudanças estão fazendo com que os jogos e brincadeiras populares sejam deixados de lado pela maioria das pessoas e por isso quase não são mais passados de geração para geração.
          Assim, podemos observar um problema: As crianças pouco conhecem, jogam ou brincam os jogos e brincadeiras populares. E por que será que isso está acontecendo?
Para essa pergunta sugerimos algumas respostas!
                  
• A violência, que a cada dia traz mais medo aos moradores das cidades e, de certa forma, impede que as crianças brinquem na rua;

• A necessidade dos pais trabalharem mais para possibilitarem aos filhos uma vida melhor (e por isso não têm tempo de brincar com as crianças e quando têm, querem descansar);

• O valor maior dado ao “Ter” do que ao “Ser”. Muitos adultos acham que trabalhando muito para dar brinquedos aos seus filhos substitui a necessidade de ter que brincar com eles (ensinar jogos e brincadeiras, conversar, passear etc.).
  
• Além de tudo isso, temos as novas tecnologias que fazem os brinquedos mais diferentes e interessantes, mas que não possibilitam o contato com outras pessoas (é apenas o menino(a) com o jogo de computador ou com o vídeo-game e mais ninguém).

Agora reflita um pouco: O que você acredita que pode ser feito para modificar a situação descrita no texto? Redija um texto expondo sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário