Seguidores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ORIGEM DA ARTE MARCIAL OU LUTA



Os termos artes marciais e lutas fazem parte da Cultura Corporal. Podemos reconhecê-los tanto nas culturas milenares, quanto nos movimentos de proteção e defesa encontradas desde a pré-história.
O termo artes marciais antigamente era utilizado para referir-se às artes de guerra e as lutas de origem militar. Podiam definir as técnicas de combate de origem milenar utilizadas para ataque e defesa e eram usados também para definir as lutas de origem oriental.

As lutas se baseiam basicamente na disputa em que os oponentes utilizam de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, projeção, imobilização ou exclusão para o desenvolvimento de ações de ataque e defesa. 
Chegando ao ocidente as lutas orientais perderam a conotação filosófica fundamentada em crenças e religiões que preparavam o praticante física e espiritualmente, sendo enfatizados os aspectos competitivos e o de defesa pessoal. As lutas foram adaptadas para serem desenvolvidas na forma de competições sendo viabilizadas para serem praticadas por pessoas alheias aos preceitos filosóficos e aos significados culturais relacionados. A maioria das modalidades dos esportes de luta que conhecemos hoje estão elevadas a um estado esportivo que descaracteriza o próprio conceito de arte marcial.

Artes Marciais

Hoje em dia o termo é utilizado generalizadamente tanto par todos os sistemas de combate de origem oriental como ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais. Entende-se como sistema de combate o conjunto de regras, regulamentos e preceitos filosóficos.
Atualmente, as artes marciais são praticadas visando diferentes finalidades como desporto, lazer, participação de um grupo social, defesa pessoal, disciplina da mente e condicionamento físico.

Lutas

O substantivo luta, do latim lucta, significa “combate, com ou sem armas, entre pessoas ou grupos; disputa”. Já a expressão arte marcial é uma composição do latim arte (“conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa”), e martiale (“referente à guerra; bélico, relativo a militares ou guerreiros”.)
É importante distinguir estes dois termos de significado e emprego muito próximo, mas que nem sempre devem ser usados para a mesma finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário