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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Breve Histórico da Ginástica

A ginástica é uma atividade física que onde através de estudos realizados, existe há milhares de anos, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo.
Segundo Meuret (1985), apud Publio (2002, p. 21), a ginástica era denominada como “uma ginástica educativa, de formação do corpo, conhecida também com o nome de Educação Física ou como Ginástica Médica ou terapêutica, que se praticava nas antigas civilizações, para manter e melhorar a saúde”.
Conforme estudos realizados por Souza (1997), a história da ginástica iniciase da seguinte maneira:
Na pré-história, a ginástica unia-se através da atividade física aos jogos, rituais e festividades da época. Os homens tinham o exercício físico como forma de sobrevivência, para atacar e defender seus ideais.
No Oriente, na Grécia e em Roma, o principal foco do exercício físico era preparar militares para a guerra, mas aparecia também nas formas de lutas, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco (Oriente), como educação corporal e ideal de beleza (Grécia) e corridas de carros e os combates dos gladiadores (Roma).
Na Idade Média, dentre outras atividades que eram praticadas, podemos citar o manejo de arco e flecha, a luta, a escalada, a marcha, a corrida, o salto, a caça e a pesca e jogos simples e de pelota, um tipo de futebol e jogos de raqueta. No século XIX existiam também os funâmbulos, que eram pessoas de circo que faziam acrobacias para alegrarem a sociedade européia.
A partir dos séculos XVIII e XIX com o surgimento do movimento ginástico europeu, a ginástica começou a ser sistematizada e houve uma troca de valores e sentido no que dizia respeito a seu significado e sentido ao longo do tempo.
Isso ocorreu porque começou a se pensar numa “ginástica científica” no sentido de educar o corpo, adestrá-lo, onde com o avanço das ciências principalmente físicas e biológicas, “intensificaram-se e permitiram vislumbrar as possibilidades da ginástica para uma “educação do movimento”, para uma “educação do corpo”. (AYOUB, 2004, p.32). Os gestos e manifestações livres da ginástica e dos artistas circenses perderam espaço para a formação de um corpo civilizado, educado.
Foi a partir deste período (Idade Moderna) que com o intuito de contribuir para a educação surgiram 4 grandes escolas que são : a Escola Inglesa, a Escola Alemã, a Escola Sueca e a Escola Francesa, onde segundo Souza (1997, p. 23) “[...] a primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e ao esporte. As demais escolas foram as responsáveis pelo surgimento dos principais métodos ginásticos”, que influenciam até hoje a ginástica mundial e a brasileira”.
Cada escola tinha suas particularidades onde “demarcaram diferentes formas de compreensão dos exercícios físicos” (AYOUB, 2004, pp. 34-35) e gestos gímnicos (exercícios ginásticos).
Dentro desse contexto histórico, podemos citar alguns nomes importantes que contribuíram para que a ginástica se difundisse e fosse reconhecida e aprimorada em todo o mundo. De acordo com (PUBLIO, 2002, p.22) são eles:
  • O filósofo genovês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), conhecido como “[...] o maior e mais audacioso inovador no domínio da Educação Física”;
  • “O pedagogo suíço Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827), que introduziu os exercícios de Ginástica na escola;” 
  • Johann-Christoph Guts Muths (1759-1839) e Francisco Amorós Y Ordeano (1769-1849), considerados os criadores da Ginástica moderna (século XVIII);
  • Podemos destacar em especial o alemão Johann-Friedrich, considerado Pai da Ginástica (Turnvater) , onde através de seu estilo heróico lutou anos e anos para que todos pudessem conhecer e praticar a ginástica, considerando que ela poderia contribuir para uma melhora física e também moral, obtendo-se autoconfiança, autodisciplina, independência, lealdade e obediência. Foi o inventor de termos como “turnen = praticar ginástica; turnplatz = local de ginástica; turner = ginasta; voltigieren = balançar, voltear; torner = lutar, brigar; turntag = Dia da Ginástica; e turnkunst = arte ginástica” (PUBLIO,2002,p.29).
Johann-Friedrich também desenvolveu a maioria dos aparelhos que são utilizados até hoje como a barra fixa (derivada do galho de árvore), as argolas e as paralelas.
Johann dizia que caminhar, correr, saltar, lançar, sustentar-se são exercícios que nada custam, que podem ser praticados em toda parte, gratuito como o ar. Isso o Estado pode oferecer a todos : para os pobres, para a classe média e para os ricos, tendo cada um a sua necessidade. (PUBLIO, 2002, p.25)

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Método Francês de Ginástica




Ginástica ao ar livre na Prússia
 


 
Alemanha Sec. XIX (Ginástica em Aparelhos)

Alemanha Séc. XIX (Ginástica em Aparelhos)









Ginástica Alemã









Ginástica Sueca



Ginástica Sueca


Referência: RAMOS, Eloisa da Silva Honório. A Importância da Ginástica Geral na Escola e Seus Benefícios para Crianças e Adolescentes.  (Monografia de Graduação). Disponível em: http://boletimef.org/biblioteca/1639/A-importancia-da-ginastica-geral-na-escola. Acesso em: 16 de fevereiro de 2012

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