Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Movimento: O significado e a importância da linguagem corporal dentro do contexto social


A linguagem corporal  se refere a todas as nossas expressões por meio dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.
Conseguimos nos comunicar por meio dos sinais e gestos do próprio corpo. O nosso corpo fala por meio das mais variadas expressões corporais que realizamos.
A partir desta ideia podemos dizer que os gestos e movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar-se interpessoalmente e transmitir informações.
Antes mesmo de comunicarem-se por meio das palavras, os seres humanos já se comunicavam por meio do movimento do corpo o qual sente; expressa-se e movimenta-se. Em outras palavras, como dito anteriormente, podemos dizer que o corpo fala.
Movimentos corporais como as expressões faciais; os movimentos que compõem uma coreografia de dança bem como os movimentos das modalidades esportivas podem ser entendidos como portadores de significado (o que é?) e sentido (para que serve?). 
Partido deste entendimento a comunicação pode ser otimizada, ou seja, melhorada e potencializada à medida que vivênciamos, aprendemos e compreendemos o que está contido nas manifestações corporais.
Não podemos esquecer que a transmissão e compreensão de uma ideia dependerá da capacidade de arranjos e repertório de movimentos que um sujeito possui. Assim, quanto maior for o repertório mais rico tende a ser a possibilidade de expressão e comunicação.
Sendo assim, nas aulas de Educação Física temos a possibilidade de enriquecer nosso repertório de movimento nos apropriando dos vários elementos históricos que compõem a Cultura Corporal, sejam eles os jogos, os esportes, a dança, a ginástica, as lutas, dentre outros.  
Quando estes elementos não nos são ensinados ou quanto não nos dispomos a querer aprendê-los estamos na verdade deixando de nos apropriar de parte do conhecimento produzido pela humanidade. Deixando inclusive de conhecer o nosso próprio corpo; seus limites e suas possibilidades.

Para que você possa melhor compreender a importância do movimento enquanto possibilidade de expressão e comunicação assista a reportagem a seguir que traz a dança contemporânea como um exemplo do que estamos discutindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário