Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Consumismo, modismo e mídia: O que uma coisa tem a ver com a outra?

              Há algum tempo atrás a humanidade organizava-se tendo como base uma sociedade de subsistência onde os sujeitos buscavam prioritariamente os meios básicos para sobreviver. Atualmente essa idéia de subsistência foi substituída pelo consumismo que foge da busca pelo que é essencial para associar-se ao consumo muitas vezes desnecessário. 
Nos dias de hoje a mídia (televisão, revistas, jornais, novelas, filmes, propagandas e outros) tem motivado o desejo pelo acúmulo e aquisição dos mais variados produtos (celulares, carros, brinquedos, bebidas, roupas, materiais esportivos, dentre outros) que pela maneira como são anunciados tornam-se objetos de desejo das pessoas. Como forma de aumentar o poder de persuasão muitos produtos são associados à personalidades consideradas importantes, dentre elas personalidades do mundo esportivo que utilizam sua imagem para incentivar as pessoas a consumirem os produtos.
Com base nesta idéia, passe a observar a partir de hoje a quantidade de propagandas associadas às personalidades do mundo esportivo. Tendo o futebol como a chamada paixão nacional, esportistas (Ronaldinho Gaucho, Kaká, Ronaldinho Fenômeno) tem sua imagem utilizada para fazer a propaganda de diversas marcas e produtos e o interessante é que essas marcas acabam sendo consumidas em grande quantidade graças à imagem dessas personalidades.

Muitas vezes as pessoas consomem os produtos não por uma necessidade real, mas por uma necessidade criada pela mídia que, por meio da propaganda, leva o sujeito a acreditar que precisa do produto mesmo não tendo uma necessidade real dele. A mídia cria a idéia de que é importante estar na moda e para estar na moda é necessário comprar, ou seja, consumir produtos, muitos deles supérfluos (desnecessários).
É de extrema importância que passemos a analisar a necessidade real daquilo que consumimos. Muitos problemas sociais, dentre eles a degradação ambiental, são provocados graças à necessidade do aumento da produção dos produtos consumidos pela sociedade. Se há um consumo excessivo de celulares, por exemplo, é necessário degradar ainda mais o meio ambiente em busca de matéria-prima para produção do celular e essa lógica vale para os mais variados produtos. Sem falar na quantidade de lixo que é gerado pela sociedade.
E você, gosta de estar na moda ou procura adquirir algum produto ou bem de acordo com as suas reais necessidades?



Nenhum comentário:

Postar um comentário