Consumismo,
modismo e mídia: O que uma coisa tem a ver com a outra?
Há algum tempo atrás a
humanidade organizava-se tendo como base uma sociedade de subsistência onde os
sujeitos buscavam prioritariamente os meios básicos para sobreviver. Atualmente
essa idéia de subsistência foi substituída pelo consumismo que foge da busca
pelo que é essencial para associar-se ao consumo muitas vezes desnecessário.
Nos
dias de hoje a mídia (televisão, revistas, jornais, novelas, filmes,
propagandas e outros) tem motivado o desejo pelo acúmulo e aquisição dos mais
variados produtos (celulares, carros, brinquedos, bebidas, roupas, materiais
esportivos, dentre outros) que pela maneira como são anunciados tornam-se objetos
de desejo das pessoas. Como forma de aumentar o poder de persuasão muitos
produtos são associados à personalidades consideradas importantes, dentre elas
personalidades do mundo esportivo que utilizam sua imagem para incentivar as
pessoas a consumirem os produtos.
Com
base nesta idéia, passe a observar a partir de hoje a quantidade de propagandas
associadas às personalidades do mundo esportivo. Tendo o futebol como a chamada
paixão nacional, esportistas (Ronaldinho Gaucho, Kaká, Ronaldinho Fenômeno) tem
sua imagem utilizada para fazer a propaganda de diversas marcas e produtos e o interessante
é que essas marcas acabam sendo consumidas em grande quantidade graças à imagem
dessas personalidades.
Muitas
vezes as pessoas consomem os produtos não por uma necessidade real, mas por uma
necessidade criada pela mídia que, por meio da propaganda, leva o sujeito a
acreditar que precisa do produto mesmo não tendo uma necessidade real dele. A
mídia cria a idéia de que é importante estar na moda e para estar na moda é
necessário comprar, ou seja, consumir produtos, muitos deles supérfluos
(desnecessários).
É de extrema
importância que passemos a analisar a necessidade real daquilo que consumimos.
Muitos problemas sociais, dentre eles a degradação ambiental, são provocados
graças à necessidade do aumento da produção dos produtos consumidos pela
sociedade. Se há um consumo excessivo de celulares, por exemplo, é necessário
degradar ainda mais o meio ambiente em busca de matéria-prima para produção do
celular e essa lógica vale para os mais variados produtos. Sem falar na
quantidade de lixo que é gerado pela sociedade.
E você, gosta de estar
na moda ou procura adquirir algum produto ou bem de acordo com as suas reais
necessidades?
Nenhum comentário:
Postar um comentário