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sexta-feira, 25 de maio de 2012

GINÁSTICA AERÓBICA



Com as facilidades da vida moderna as pessoas passaram a ter uma vida mais sedentária, o que tem provocado a apatia corporal prejudicando a saúde. Também, com a implantação das indústrias, onde os movimentos são realizados mecanicamente e repetitivamente, tem-se a incidência de dores, danos musculares e articulares provocados pelo trabalho.
Assim, tendo em vista este contexto, estudiosos perceberam a necessidade de se criar métodos ginásticos que viessem a combater o sedentarismo e compensar as dores físicas, bem como os estados mentais prejudiciais. Isto, de certa forma, beneficia a própria produção industrial já que se diminui a incidência dos problemas provocados pelo excesso de trabalho.

Um desses estudiosos foi o cientista americano Kenneth Cooper, que em meados de 1960 criou métodos que trabalhavam a resistência aeróbica que tem como principal objetivo melhorar o sistema cardiovascular. Entre seus métodos constavam a corrida estacionária e saltitamentos com música para incrementar os exercícios aeróbicos, o que originou a ginástica aeróbica. 

Ginástica aeróbica é uma atividade “realizada por um longo período de tempo (superior a 20 minutos) e baixa intensidade, normalmente acompanhada por um ritmo de músicas, onde são incluídos alguns passo de dança, juntamente com exercícios”. (OLIVEIRA, 1993, s.p)



Atividade 
Responda em seu caderno as questões abaixo de acordo com o texto e as discussões realizadas em sala:

1.    Qual o principal objetivo de métodos que trabalham a resistência aeróbica?
2.   Defina Ginástica Aeróbica.
3. Cite uma necessidade que influenciou e incentivou o desenvolvimento dos métodos ginásticos.
4.   Cite o nome do cientista que auxiliou no desenvolvimento de métodos que trabalham a resistência aeróbica.
5.   Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos durante as aulas de Educação Física descreva as principais e visíveis alterações fisiológicas (alterações no organismo) geradas durante a prática da ginástica aeróbica.

Assista os vídeos abaixo:

   

Sugestão ao Professor.

     Enquanto atividade para o Ensino Médio, sugere-se a formação de pequenos grupos os quais ficarão responsáveis pela montagem e apresentação de exercícios de ginástica aeróbica. Estes grupos deverão organizar-se na tarefa de pesquisar e produzir sequências de movimentos de ginástica aeróbica ao ritmo de alguma música que se encaixe com a proposta.
     Como forma de clarear a ideia e amenizar alguma resistência, demonstre, ensine e vivencie movimentos de Ginástica Aeróbica com os alunos. Você (professor) pode, também, passar alguns vídeos que exemplifiquem a prática da Ginástica Aeróbica.
     Marque uma data para que cada grupo apresente sua proposta. No momento da apresentação de cada grupo, todos da turma deverão vivenciar a proposta que foi trazida. Este momento servirá de troca de experiência.
     Sugire-se, ainda, a utilização de câmera filmadora para registrar a aula.

     Esta intervenção apresenta uma ampla dimensão de possibilidades que permitem avaliar a aprendizagem do aluno quanto ao conteúdo proposto.

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