O esporte, na segunda metade do século
XX, assumiu grande relevância social. Para muitos praticantes, esse fenômeno
representava uma forma de status e, principalmente para as classes menos
favorecidas, era o meio mais rápido de ascensão social. Os meios de comunicação de massa, principalmente a
TV, contribuíram para a divulgação e ajudaram
a criar essas “falsas ilusões”, valorizando o esporte e tornando-o uma
mercadoria de consumo. Mas você sabe por que aconteceu
isto? Para atender aos interesses de quem?
Alguns pesquisadores escrevem sobre este tipo de
mudança o qual o esporte foi submetido. Proni (1998, p. 93), com base nos
estudos de sociólogos, argumenta que “(...) antes do domínio da televisão,
mudanças nas regras, estrutura e calendário foram introduzidos para aperfeiçoar
o esporte ou incrementar a assistência das partidas. A partir do momento que o
controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas
para agradar os telespectadores ou gerar mais lucro com propagandas”.
Nos dias de hoje, o casamento entre esporte e meios
de comunicação de massa (TV) parece impossível de ser desfeito. Os dois
caminham juntos. Por um lado, várias modalidades esportivas alteraram suas
regras para, dessa forma, conseguir mais espaço nas transmissões televisivas
e, consequentemente, mais visibilidade, aumento da cota de patrocínio e do
número de torcedores. Esse é o caso do voleibol que cerca de dez anos atrás
acabou com a lei da vantagem e optou por pontos corridos, tornando, assim, as
partidas mais dinâmicas. Além disso, tem-se também a inserção do “tempo da TV”
que acontece sempre no oitavo e décimo sexto ponto de cada set.
Relação
entre Esporte, Mídia e Consumo
O esporte influencia os espectadores para a compra
do “espetáculo-esportivo”. Essa relação entre o esporte e o consumismo pode se
refletir de diversas formas, tais como:
· Compra de ingressos
para assistir um evento esportivo;
· Investimentos de
multinacionais em marketing esportivo;
· Matrícula de crianças
em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia;
· Compra de calçados e
materiais específicos para a prática esportiva.
· Compra de produtos
diversos (celulares, TV’s, produtos alimentícios, etc.) por influencia
personalidades do mundo esportivo.
A televisão e os meios de comunicação em geral, por
influenciarem um grande público com proporções, muitas vezes incalculáveis,
tornam-se produtores de verdades criando crenças, ídolos e divulgando informações
relacionadas aos seus interesses. Essa produção de ideias e valores são
interpretadas pelas pessoas como verdades absolutas, sem que haja uma reflexão
crítica a respeito de tais modelos, contribuindo, assim, para a formação de uma
massa consumidora (grande número de pessoas que consomem por consumir).
Referência:
Livro Didático Público Educação
Física / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006.
Analise e responda as questões abaixo.
1. Releia o texto e explique resumidamente o que você entendeu sobre ele.
2.
Explique de que forma o esporte influencia as pessoas a consumirem.
3.
Pesquise o que significava a lei da vantagem no voleibol e porque ela foi
extinta.
Obs.: O vídeo abaixo lhe auxiliará na compreensão do que significava a lei da vantagem no voleibol:
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