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terça-feira, 5 de junho de 2012

COMPREENDENDO O SURGIMENTO DO ESPORTE ESPETÁCULO


O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social. Para muitos praticantes, esse fenômeno representava uma forma de status e, principalmente para as classes menos favorecidas, era o meio mais rápido de ascensão social. Os meios de comunicação de massa, principalmente a TV, contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar essas “falsas ilusões”, valorizando o esporte e tornando-o uma mercadoria de consumo. Mas você sabe por que aconteceu isto? Para atender aos interesses de quem?
Alguns pesquisadores escrevem sobre este tipo de mudança o qual o esporte foi submetido. Proni (1998, p. 93), com base nos estudos de sociólogos, argumenta que “(...) antes do domínio da televisão, mudanças nas regras, estrutura e calendário foram introduzidos para aperfeiçoar o esporte ou incrementar a assistência das partidas. A partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os telespectadores ou gerar mais lucro com propagandas”.
Nos dias de hoje, o casamento entre esporte e meios de comunicação de massa (TV) parece impossível de ser desfeito. Os dois caminham juntos. Por um lado, várias modalidades esportivas alteraram suas regras para, dessa forma, conseguir mais espaço nas trans­missões televisivas e, consequentemente, mais visibilidade, aumento da cota de patrocínio e do número de torcedores. Esse é o caso do voleibol que cerca de dez anos atrás acabou com a lei da vantagem e optou por pontos corridos, tornando, assim, as partidas mais dinâmicas. Além disso, tem-se também a inserção do “tempo da TV” que acontece sempre no oitavo e décimo sexto ponto de cada set.

Relação entre Esporte, Mídia e Consumo

O esporte influencia os espectadores para a compra do “espetáculo-esportivo”. Essa relação entre o esporte e o consumismo pode se refletir de diversas formas, tais como:
· Compra de ingressos para assistir um evento esportivo;
· Investimentos de multinacionais em marketing esportivo;
· Matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia;
· Compra de calçados e materiais específicos para a prática esportiva.
· Compra de produtos diversos (celulares, TV’s, produtos alimentícios, etc.) por influencia personalidades do mundo esportivo.
A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público com proporções, muitas vezes incalculáveis, tornam-se produtores de verdades criando crenças, ídolos e divulgando informações relacionadas aos seus interesses. Essa produção de ideias e valores são interpretadas pelas pessoas como verdades absolutas, sem que haja uma reflexão crítica a respeito de tais modelos, contribuindo, assim, para a formação de uma massa consumidora (grande número de pessoas que consomem por consumir). 

Referência:
Livro Didático Público Educação Física / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006.


Analise e responda as questões abaixo.

1. Releia o texto e explique resumidamente o que você entendeu sobre ele.
2. Explique de que forma o esporte influencia as pessoas a consumirem.
3. Pesquise o que significava a lei da vantagem no voleibol e porque ela foi extinta.

Obs.: O vídeo abaixo lhe auxiliará na compreensão do que significava a lei da vantagem no voleibol:




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