Seguidores

terça-feira, 12 de junho de 2012

VOLEIBOL: O ERRO COMO PARTE DA APRENDIZAGEM


Nem só de acertos vive a humanidade. Muitas das descobertas científicas e dos avanços tecnológicos que conhecemos hoje só aconteceram porque alguém cometeu muitos erros antes de acertar. Também é assim no nosso processo de aprender alguma coisa, principalmente quando o que queremos aprender é difícil.
Na aprendizagem do voleibol é muito comum errarmos bastante, pois é uma modalidade esportiva difícil e complexa, que envolve vários elementos. Um desses elementos é a antecipação, que significa que devemos “prever” certos acontecimentos. Se esperarmos muito para ir ao encontro de uma bola e rebatê-la pode ser tarde demais e ela cairá ao chão.
O tempo que temos para reagir, quando percebemos a bola vindo ao nosso encontro, deve ser cada vez menor para que passemos a acertar mais do que errar. Para isso é importante prestar bastante atenção durante o jogo e estar preparado para agir o mais rapidamente possível.

Ações do jogo de voleibol

Saque: é o lance que põe a bola em jogo.
Levantamento: é a preparação do ataque. Consiste no levantador passar a bola para um colega que está numa boa posição para o ataque.
Recepção: é quando o jogador toca a bola, defendendo um saque.
Ataque: é quando um time tenta por a bola no chão da quadra do adversário. A jogada mais utilizada é a cortada.
Bloqueio: é quando os jogadores saltam perto da rede, formando uma parede humana para impedir que a bola passe.
Defesa: é quando a bola passa pela rede e os jogadores se organizam para recepcioná-la antes que ela caia no chão.

Fonte: DARIDO, Suraya Cristina, JUNIOR, Osmar Moreira de Souza. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola. Ed. Papirus, Campinas-SP, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário