Seguidores

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

COMPREENDENDO O CONCEITO DE AVALIAÇÃO FÍSICA E SUA APLICABILIDADE (6°Ano)

É amplamente reconhecida e aceita a idéia de que a prática de exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo de proveito destas práticas é necessário que o individuo passe por um processo chamado de Avaliação Física.
Avaliação Fisica pode ser considera uma ação ampla que envolve a coleta, análise e interpretação de dados provenientes de testes e medidas os quais permitem identificar o nível de aptidão física de um individuo. Podemos dizer que a Avaliação Física possibilita uma prescrição de exercicios de acordo com os objetivos e necessidades de cada sujeito.
Diante da ideia de se tirar o máximo de proveito da prática de exercícios é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança. 
Uma questão que deve ficar clara quando se fala em Avaliação Física é que ela não deve ser realizada somente no início de um programa de treinamento, mas durante todo o processo. Sabendo que o corpo humano tente a adaptar-se à pratica de exercícios torna-se indispensável promover avaliação físicas periódicas com o intuito de verificar as possíveis alterações na aptidão física decorrentes do programa de exercícios físicos que foi proposto. Desta forma, é necessário entendermos que as alterações na aptidão física demandam que sejam realizadas, também, alterações na proposta do programa de exercício para que o sujeito melhore seu desempenho de forma progressiva.
Dentre as várias informações que auxiliam na realização de uma Avaliação Física os dados referentes a altura e peso são importantes e largamente utilizados. Quem é que nunca, quando criança e adolescente, marcou sua estatura na parede e de tempos em tempos voltou pra verificar se sua estatura aumentou? Quem é que nunca foi à uma farmácia e subiu na balança pra verificar seu peso? Pois é, esses dados mesmo isolados dão margem para, mesmo de forma simples, realizarmos o acompanhamento do nosso processo de desenvolvimento. Para você ter uma ideia, o peso e altura podem e são elementos utilizados e aplicados desde o nascimento de um sujeito, tais dados, como já dito, permitem proceder o acompanhamento do desenvolvimento do sujeito sendo comumente utilizados, por exemplo, no monitoramento do desenvolvimento de crianças.
Além disso, podem ser utilizados em diferentes cálculos como o IMC (Índice de Massa Corporal) cujo resultado, analisado rigorosamente e acompanhado de outros dados, permitem determinar o peso ideal de um sujeito tendo em vista sua altura.
                                                                                                           
Formas usuais e convencionais de se adquirir dados como ALTURA e PESO
      
 Apartir do que foi apresentado até o momento vimos o quanto é importante termos o conhecimento de algo simples como o nosso PESO e nossa ALTURA. Estes dados podem revelar muitas informações interessantes sobre a gente.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário