Seguidores

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ESTUDO SOBRE O CORPO: O CORPO NO SEU TODO

Olá, meu nome é Elias e estou aqui para aprender com você sobre nosso corpo.
Você talvez esteja se perguntado: porque é importante conhecer mais sobre nosso corpo e seu funcionamento?
Bom, isto é importante para você e para mim, pois graças a nosso corpo, é que podemos ser reconhecidos entre as pessoas, além de que com ele, podemos realizar atividades que são necessárias para crescer e aprender sobre a vida, como pensar, alimentar-nos, brincar, jogar, tomar banho, etc..
Responda: Você é um corpo ou você tem um corpo?
Bom, se você pensa que tem um corpo, então acredita que o mesmo é uma espécie de caixa que serve para “guardar” o pensamento (a mente), como se a mente e o corpo fossem duas coisas diferentes. Por outro lado, se você pensa que é um corpo, então sabe que nossos pensamentos são criação do próprio corpo, pois é ele quem, por meio do cérebro e do sistema nervoso, permite a realização desta importante atividade corporal, que é o ato de pensar.
Pois é. Então é bom saber, para começar, que você não tem um corpo e sim, que você é um corpo que pensa, se movimenta e sente.
E se neste momento, para você é difícil entender esta importantíssima questão, não se preocupe, pois durante nossas aulas aprenderemos juntos porque nós não temos um corpo, como se o mesmo fosse algo emprestado para colocar dentro dele nossos pensamentos e sim, que somos, cada um de nós, um corpo, que deve ser cuidado com muito carinho para poder crescer saudável, inteligente e feliz.


O SER HUMANO É UM SER CORPORAL

Uma das coisas que nós faz diferentes de outros seres vivos, como os peixes, os macacos ou os cachorros, é que o PENSAMENTO dos seres humanos permite que possamos comunicar-nos utilizando linguagens faladas, escritas ou de sinais?

Você sabia que PENSAR, FALAR, ESCREVER, MOVIMENTAR-SE e ter SENTIMENTOS, são atividades que realizamos graças ao desenvolvimento do cérebro?








É isso mesmo!! O cérebro é um ORGÃO que, além de desenvolver a capacidade de PENSAR, também controla o adequado funcionamento de todo o organismo, através das informações que recebe e envia por milhares de “fios” condutores que existem no interior de nosso corpo, os chamados nervos.
NERVOS

Entretanto, a capacidade de pensar, falar e escrever, além de outras habilidades corporais como chutar, arremessar, caminhar, correr, etc., somente se desenvolvem e melhoram, devido à possibilidade que temos de movimentar-nos e de “sentir” as coisas do mundo que nos rodeiam.


Referência:
Material  de Apoio Pedagógico: Ensino Fundamental - Área: Educação Física Escolar
NEPPEC/UFU



Nenhum comentário:

Postar um comentário