Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Importância do Aquecimento

Aquecimento é caracterizado pela repetição inicial de exercícios que proporcionam o aumento da circulação sanguínea, lubrificação das articulações e o aumento da temperatura corporal. Em geral os exercícios de aquecimento possibilitam certa melhorar do desempenho e auxiliam na prevenção lesões.
Alguns estudiosos acreditam que o aquecimento deve ser a fase inicial de qualquer atividade física. Ele é responsável pelo "aviso" ao organismo sobre uma atividade física a ser executada. O mais complexo é aquele que consiste em realizar exercícios de alongamento, movimentos nas articulações e caminhadas ou corridas de baixa intensidade. Os exercícios devem ser feitos de maneira leve.

Curiosidade!!!!!
Em dias frios, o aquecimento é muito importante para a preparação do nosso organismo para a atividade física. São justamente os músculos que exigem mais cuidado durante atividades físicas no frio. O risco de lesões musculares cresce com a temperatura mais baixa. A explicação é relativamente simples: partindo do repouso, em temperaturas mais baixas, os músculos demoram um tempo mais longo para atingir a temperatura ideal para o exercício. Portanto, aquecer e alongar é fundamental. 

Fonte: Darido, Suraya Cristina. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola.

Visualise abaixo algumas possibilidades de movimento de aquecimento. 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário